top of page

 Sobre o cenTRO CULTURAL LOURDES RAMALHO: 

O Centro Cultural Lourdes Ramalho (CCLR) é uma instituição de caráter artístico-cultural ligado à Prefeitura da Cidade de Campina Grande, através de  vínculo direto com sua Secretaria de Cultura. Também possibilita que os movimentos culturais existentes nessa cidade, disponham de suas instalações físicas para a prática de atividades, fazendo isto de forma democrática e acessível a todos, de uma forma totalmente gratuita, garantindo uma boa inclusão e integração social a todos que frequentam a este Centro.

 

 

 

OBJETIVOS INSTITUCIONAIS

 

• Servir a toda a comunidade como referencial e ponto centralizador de cultura em suas mais diversas modalidades;

 

• Servir como veiculo de inclusão social a crianças e jovens em situação de risco através do ensino da arte e da cultura;

 

• Democratizar o acesso  às informações culturais e aprendizado das mais diversas formas artísticas a toda a comunidade;

 

• Garantir um serviço de qualidade, através de um excelente planejamento administrativo, pedagógico, assim como, qualificação de seus profissionais.

 

 

ESTRUTURA FÍSICA DO CENTRO CULTURAL E TEATRO ROSIL CAVALCANTE

 

 

O Centro Cultural Lourdes Ramalho tem uma ampla estrutura física disponível ao seu público. Dispõe na parte inferior de 9 salas de aula as quais são distribuídas de forma a atender as demandas específicas de cada modalidade, 2 banheiros, Cantina, e depósitos.  Na parte superior, existem 03 salas especificas para dança, hall e recepção funcionando como área de espera para os pais e/ou responsáveis, banheiros, Secretaria e Gerência. Além disso o CCLR, dispõe de um teatro que comporta 190 lugares, mas que infelizmente, este, necessita de reparos e um sistema de ar-condicionado urgente.

No ano de 2012 , O Centro Cultural concluiu suas atividades , matriculando cerca de  220 alunos e oferecia 12 modalidades. Mas atual gestão de Romero Rodrigues, o Centro Cultural passou por uma revolução , iniciou em 2013, suas atividades com 17 modalidades, já no semestre 2013.2, esse número aumentou para 22 modalidades. E em 2014 foram oferecidas 33 modalidades.

Este ano de 2015 , abrimos o centro cultural com 35 modalidades:

 

 

1-    Aeróbica;

2-    Arte-terapia;

3-    Audiovisual;

4-    Ballet clássico;

5-    Bateria e Percussão;

6-    Capoeira Angola;

7-    Cordel em Canto;

8-    Dança de Salão;

9-    Dança do Ventre;

10- Dança Flamenca;

11- Dança Folclorica;

12- Dança Nordestina;

13- Desenho e Pintura em tela;

14- Estética Corporal;

15- Formação de Atores para Teatro Infanto Juvenil;

16- Dancas Folcloricas Tropeiros da Borborema;

17- Iniciação a Banda Filarmônica;

18- Introdução ao Teatro com foco na Formação de Palhaços e Tecnicas Cirsence

19- Pandeiro

20- Karatê;

21- Movimento e Arte p/3ª Idade;

22- Artes Plasticas

23- Pilates;

24- Pintura em Tela;

25- Teatro de Rua;

26- Teatro Infantil;

27- Teclado;

28- Técnicas com papel machê

29- Teatro dos Bonecos;

30-Arteterapia;

31- Violão Popular;

32- Yoga.

33- Xilogravura;

34- Danças Populares para 3 idade

 

 

 

          O Centro Cultural, nestes últimos dois anos, além de conseguir mudar o seu número de estudantes de 220 para 2.700, ele hoje não cobra nenhuma taxa de matricula, o que possibilita muitas crianças e jovens, que nunca tiveram acesso, nem oportunidade, a terem diversas opções de lazer e estudo dentro do setor cultural. Isto por outro lado traz inúmeros benefícios, já perceptíveis para estes jovens, no que se trata de uma melhoria visível no âmbito social e inclusivo.

 

Um grande exemplo de nossas conquistas, é a nossa a Orquestra Filarmônica Juvenil do Centro Cultural Lourdes Ramalho, onde vem sendo desenvolvido na cidade de Campina Grande, tendo como público alvo crianças e jovens de 8 a 16 anos, a partir do ensino de instrumentos de sopro e percussão, garantindo assim a participação de crianças e jovens de todas as classes sociais, na comunidade de Santa Rosa. Hoje a Orquestra filarmônica juvenil conta com uma média de 34 jovens, que fazem aulas na comunidade e no centro cultural, tendo como maestro Jomar Silva.

A proposta desta descentralização das atividades do nosso Centro Cultural é de cunho eminentemente social, tendo em vista a dificuldade de locomoção e transporte,  estamos atuando junto a 7 comunidades carentes, levando aos jovens , crianças e adultos , atividades culturais como agente viabilizador de desenvolvimento individual e sociocultural, fazendo, assim, parte do desenvolvimento integral destes moradores e possibilitando a conquista da cidadania desses indivíduos, como pessoas críticas e participativas da sociedade.

Hoje a prefeitura de Campina Grande, tem o maior prazer de receber todos os alunos do Centro Cultural Para esta aula inaugural, em que preparamos especialmente para mostrar a vocês, quem faz parte da equipe do CCLR, e os professores e no final faremos a entrega oficial do crachá, um ato simbólico que dará início ao nosso semestre de 2015.1.

Durante as Matriculas deste ano, foram arrecadadas mais de 3.000 toneladas de alimentos, que foi doada para instituições carentes, escolhidas com carinho, por toda a equipe do Centro Cultural e da Secretaria de Cultural, que durante toda a semana de matricula se esforçaram para atender cerca de 5.000 pessoas, e que totalizamos 2.500 matriculas efetivadas.

A equipe do CCLR conta com 55 funcionários, sendo que destes , contamos com 6 professores da Educação, com quem firmamos uma grande parceria, pois através dela , conseguimos garantir que 50% das nossas vagas são para alunos de escolas públicas, agindo assim , como um contra turno para estas escolas, e trabalhando com estas crianças e jovens , a ideia de uma cultura para todos , através de um pensamento inovador do nosso Prefeito , que percebe a importância de colocar em um mesmo espaço TODOS, com um mesmo objetivo, enriquecer a alma através da arte.

Além dos cursos ofertados e da sua estrutura física, o centro cultural tem tido um papel essencial para diversos eventos em Campina Grande, pois entre os anos de 2013 e 2014 participamos de mais de 150 eventos, desde encontros, como aberturas de seminários, e oficinas. Hoje o Centro Cultural conta com produtos consolidados, e que muitos já fazem parte da história artística de Campina Grande, como o caso dos Tropeiro da Borborema e por outro lado temos formado novos e grandes talentos nas áreas esportivas, que estão viajando pelo país, levando o nome da cidade, em competições e trazendo títulos.

 

 

 

Teatro Rosil Cavalcante.

 Na parte superior, situa-se:

• 01 hall de entrada;

• 01 recepção;

• 01 secretaria;

• 01 sala de direção; 

• 01 cozinha pequena;

• 02 salas espelhadas, específicas para dança;

• 03 almoxarifados, um para guardar documentos históricos do Centro e os demais para Acomodar instrumentos e figurinos;

• 03 salas de aula, sendo uma delas utilizada para o grupo de convivência da 3ª Idade; 

• 02 banheiros, um masculino e um feminino, em perfeito estado de uso;

• 01 varanda.

 

 

  Localização:

 

O Centro Cultural Lourdes Ramalho, fica localizado na Rua Paulino Raposo, s/n, junto ao Parque do Povo, Campina Grande, tendo como item de fundamental funcionalidade para suas pretensões sua excelente localização, acessível a todos os bairros de nossa cidade, além de estar localizado no coração do maior evento turístico da nossa cidade, “O maior São João do Mundo”.

© 2015 Francisco César, ogulhosamente.

bottom of page